algoritmosIII

Salve, salve pessoas!
Seguindo com nosso pequeno manual de sobrevivência com algoritmos, vamos para o novo post.
Hoje abordaremos a interação com usuário e o uso de variáveis e constantes.
Se você chegou agora, não perca nossos posts anteriores:
O que é Portugol?
Portugol é a denominação dada ao chamado português estruturado, ou seja, a linguagem estruturada que utilizamos para criar algoritmos no idioma português.
É através dele que iremos estudar os algoritmos que vamos abordar.
O portugol permite que façamos reservas de palavras que terão um sentido único dentro da construção de nossos algoritmos.
Para evitar que tenhamos que criar manualmente nossos algoritmos, iremos utilizar a ferramenta visualg. Ela permite que façamos a criação de algoritmos e também permite emular a sua execução, facilitando a identificação de falhas e eventuais necessidades de ajustes no que foi desenvolvido. Lembre-se, um algoritmo é planejar a criação de uma parte do sistema, antes de criarmos o código na linguagem em si.

O visualg pode ser baixado aqui.
A referência da linguagem pode ser consultada aqui.

Criando o primeiro algoritmo

Para criarmos nosso primeiro algoritmo, abriremos o visualg e iremos inserir o seguinte código nele:


Após isto, pressione a tecla F9 e veja o que acontece.


Veja que o visualg processa o código que criamos e então apresenta o resultado do algoritmo, ou seja, a mensagem "Olá mundo".

Tipos de Dados

Em nosso dia a dia estamos acostumados a lidar com várias informações, das mais distintas possíveis. Os algoritmos permitem simular situações e isso exige que seja possível representar elementos do mundo real em um ambiente computacional.
Por exemplo, podemos ter um algoritmo que exija o nome do usuário, sua idade e que após processar as informações, indique se este é ou não apto a receber um empréstimo bancário.
Normalmente, os algoritmos utilizam tipos de dados simples, mas que permitem identificar as estruturas mais elementares dentro de um trecho do sistema.
Estes tipos de dados se dividem em três grupos que podem ser segmentados ou não.
Obs.: Consideraremos os tipos de dados aceitos pelo visualg apenas.

Tipo de Dado Subtipo Descrição Exemplo
Lógico ### Representa valores lógicos VERDADEIRO, FALSO
Literal literal/caractere Representa todos os caracteres (dígitos, letras e símbolos), únicos (caractere) e/ou encadeados (strings), sempre envolto em aspas. "A", "1", "#", "ABCD", ".", "@#2!!"
Numérico inteiro/real Representa valores numéricos não fracionados (inteiro) e fracionados (real) 1, 2, 3, 1.3, 5.4

Os tipos de dados permitem que sejam representados valores a serem utilizados pelo algoritmo durante sua execução ou mesmo para que o usuário interaja com o sistema. Eles estarão representados na forma de constantes e/ou variáveis.

Constantes

Há determinados elementos que podem ser utilizados várias vezes. Estes elementos podem ser associados às constantes. Um exemplo é o cálculo de área de um círculo, que depende do valor de PI para ser obtido. PI pode ser considerado uma constante, basta definir o número de casas decimais que se deseja aproveitar do mesmo.
O visualg possui suas constantes pré determinadas, como o próprio PI.
Vejamos como o mesmo esstá definido.


E a saída respectiva


Variáveis

Ao contrário das constantes, as variáveis não possuem valores fixos. Isto permite que tenhamos um algoritmo mais impessoal e mais abrangente, por consequência, nossos sistemas terão as mesmas características.
as variáveis são declaradas na seção de declaração de variáveis (representada pela palavra "var") e podem ser de qualquer tipo aceito pelo algoritmo. No caso do visualg, podem ser caractere ou literal para valores literais, inteiro ou real para valores numéricos e logico para valores lógicos.
As variáveis visam armazenar dados para a execução do algoritmo ou para representar a saída do processamento do algoritmo.
Vejamos três exemplos.
Literal/caractere:




Inteiro/real:




Lógico;




Por hoje é isso.
Sugiro que leiam a referência da linguagem visualg, para entender o que utilizamos.
Em breve um vídeo mostrando os detalhes do que construímos hoje.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário